Depressão: A Doença da Atualidade
- Fabricio Psicologia
- 26 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
A depressão, conhecida como a doença da atualidade, não pode ser definida apenas como um estado de tristeza. É uma condição crônica e recorrente, que causa uma alteração profunda no humor, caracterizada por uma dor psíquica intensa. Os sentimentos associados incluem tristeza, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa.
A palavra "depressão" vem do latim "depressus", que significa "abatido" ou "aterrado". Trata-se de um distúrbio emocional que pode se manifestar como um estado de infelicidade, podendo ser transitório ou permanente. Para a medicina e a psicologia, a depressão é uma síndrome ou um conjunto de sintomas que afetam principalmente a área afetiva e emocional do indivíduo.

Sintomas:
Além de se sentir deprimido na maior parte do tempo, outros sintomas comuns incluem:
Anedonia (perda de interesse ou prazer em realizar atividades)
Alteração de peso (perda ou ganho não intencional)
Distúrbios do sono (insônia ou sonolência excessiva)
Problemas psicomotores (agitação ou apatia)
Fadiga constante ou perda de energia
Sentimentos excessivos de culpa e inutilidade
Dificuldade de concentração
Ideias suicidas ou pensamentos recorrentes de morte
Baixa autoestima e alteração da libido
Muitas vezes, os primeiros sinais da depressão podem não ser facilmente reconhecidos. No entanto, qualquer referência a ideias suicidas ou de autodestruição nunca deve ser desconsiderada.
Tratamento:
Existem tratamentos eficazes para a depressão. Profissionais da medicina e da psicologia podem oferecer intervenções assertivas. Casos leves geralmente respondem bem ao tratamento psicoterápico, enquanto casos mais graves, que afetam negativamente a vida afetiva, familiar e profissional, podem necessitar do uso de antidepressivos. O tratamento ideal envolve uma abordagem conjunta entre médicos e psicólogos.
A depressão é uma doença como qualquer outra. Não é sinal de loucura, preguiça ou irresponsabilidade. Se você tem se sentido desanimado, tristonho, ou acha que a vida perdeu a graça, procure assistência médica. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos novamente. A depressão pode ocorrer em qualquer fase da vida: infância, adolescência, maturidade e velhice, e os sintomas podem variar conforme o caso. Fique atento e, ao perceber os sintomas, busque ajuda.
Por: Psicólogo Fabricio A. Silva – CRP 08/24742



Comentários